fbpx

A correta apresentação e conduta profissional dos nossos Professores é primordial para ser representante da Escola Delariva. Durante as aulas, e em qualquer postagem em redes sociais, é obrigatório que TODOS os Professores estejam vestidos com nosso Kimono Oficial e RashGuards Oficiais.

Desenvolvemos alguns padrões de procedimentos e postura para os Professores de nossas Escolas, que devem ser seguidos dentro e fora dos tatames.

Atenção, simpatia, percepção e empatia

Uma atitude simpática, como um sorriso, abre portas e estimula a todos que estão ao redor a fazerem o mesmo.  Devemos sempre ter simpatia com aqueles do nosso círculo social: alunos, professores, membros do staff, secretárias, recepcionistas, nossa família etc.

Um olhar direto à pessoa com quem estamos conversando já garante a segurança para receptação da mensagem correta. Sabemos que alguns são mais tímidos, que perdem o foco do olhar, olhando para os lados ou chão, demonstrando insegurança. Essa atitude deve ser evitada a todo custo, pois em nosso esporte a segurança é fundamental.

As dúvidas dos alunos, sejam elas de qualquer tipo (na técnica, nas regras, nas normas da academia, financeiras etc.), devem ser respondidas corretamente e com segurança. É claro que uma pergunta pode surgir e o Professor não ter a resposta, mas jamais diga “não sei”. Ao invés disso, deve-se explicar ao aluno que desconhece a informação que irá busca-la para respondê-la o quanto antes e, se possível, dando um prazo.

Os alunos de outras academias e/ou países deverão ser muito bem recebidos em qualquer Escola Afiliada Delariva. Deverão sentir-se como um membro de nossa Escola, estando a vontade para retornar quando desejar. Lembre-se que também temos muito o que aprender com outras escolas e vertentes do Jiu-Jitsu. O intercâmbio de conhecimento ajuda a aprimorar todos os aspectos do jiu-jitsu.

Outra qualidade fundamental para nossos professores é a percepção. É fundamental para uma boa execução do plano de aula perceber a reação dos alunos durante o dia a dia. Isso pode ser útil em várias situações, como:

  • Transparecer segurança, demonstrando conhecimento das técnicas, produtos e ambiente de trabalho
  • Proporcionar uma boa primeira impressão e aumentar a possibilidade de realizar um bom atendimento
  • Compreender melhor uma situação, uma dificuldade, um risco por pequenos elementos, apenas percebendo o que o aluno deseja e ajuda-lo
O Método Delariva

O Domínio das Três Dimensões de Ensino

Criado pelo Mestre Ricardo de la Riva, nosso método tem por base uma metodologia diferenciada, sendo aprimorada continuamente através dos seus anos como Líder e Mestre da Escola Delariva. Estando sempre em constante evolução, as técnicas de ensino-aprendizagem do Método Delariva abrangem três diferentes dimensões:

O Método Delariva

Conceito Básico

O conceito básico, ou seja, a ideia primordial do Método Delariva é o ciclo de periodicidade com que cada uma das quatro posições básicas devem ser demonstradas.

Intervalamos cada uma das posições básicas a cada três meses, de forma que tenhamos a repetição da posição pelo menos quatro vezes durante o ano. E sempre alternando ataque e defesa, ou seja, se em janeiro fi zemos um ataque na montada, em abril faremos uma saída da montada.

As posições básicas são:

  • Guarda (guardas fechada e aberta, meia-guarda e passagem de guarda);
  • Montada (ataques e defesas);
  • Imobilização (trocas, ataques e defesas);
  • Pegada de costas (de frente, por trás, de lado, de quatro apoio).
O Método Delariva

Níveis de Aprendizado

Para todas as posições e técnicas, temos os três níveis de aprendizado a serem aplicados, sempre respeitando a individualidade de cada aluno que, por sua vez, devem ser separados em grupos homogêneos para aplicação da técnica demonstrada na aula.

Os níveis de aprendizado são separados em módolos de acordo com nosso método e são os seguintes:

  • Nível / Módulo Básico;
  • Nível / Módulo Intermediário;
  • Nível / Módulo Avançado;

Nível/Módulo Básico

No Módulo Básico ensinamos os princípios básicos da defesa pessoal e o desenvolvimento das técnicas de uma grande variedade de golpes, promovendo aumento da destreza, da rapidez e da flexibilidade.  Para um aluno que frequenta as aulas por pelo menos três vezes na semana, para preencher todos os requisitos deste módulo o tempo previsto é em média de oito semanas.

Conceitos abrangidos:

  • Aprendizado do Jiu-Jitsu básico;
  • Desenvolvimento da disciplina e autocontrole;
  • Melhoria da qualidade de vida;
  • Melhora na aptidão física geral da agilidade e destreza;
  • Trabalho em equipe;
  • Aumento da coordenação e equilíbrio;
  • Aumento do foco e atenção;
  • Melhoria da confiança e autoestima;
  • Desenvolvimento da liderança e da cooperação;

Nível/Módulo Intermediário

Após ter “sobrevivido” ao Módulo Básico, iniciamos o Módulo Intermediário, que é aonde 90% das pessoas definem se irão continuar no Jiu Jitsu ou não

O aluno começa a realizar um conjunto de atividades, técnicas e treinos em junto com outros alunos mais graduados e já participam da demonstração e execução das técnicas com todos os outros membros não iniciantes das aulas.

Esse módulo também é ideal para quem está sem praticar e deseja retornar pois o aprendizado é feito de forma progressiva e vai moldando o estilo do aluno que, depois de desenvolver uma base razoável de Jiu-Jitsu durante o Módulo Básico, começa entender a dinâmica da luta, a definir seu “jogo” e vai estar preparado para entrar no Módulo Avançado.

Nível/Módulo Avançado

A estrutura do Módulo Avançado envolve todo o conhecimento alcançado nos Módulos anteriores, caracterizando uma progressão natural que é avaliada de acordo com a maturidade e desenvolvimento de cada aluno individualmente.

Tendo por base o ensino e aplicação das técnicas em alto nível, o aluno é levado a práticas que modelam a luta com o aprimoramento dos reflexos, da velocidade, do tempo de reação e transições entre um contexto e outro: o que fazer, quando fazer e como fazer, de acordo com a ação/reação do adversário.

E finalmente propicia ao aluno uma compreensão maior da Filosofia da Escola Delariva, da importância da disciplina, da humildade e do respeito. E ainda entra na fase de cooperação e do entendimento da luta em si, dando sentido à sua prática com hábitos saudáveis levando a uma melhora da forma física e de sua qualidade de vida.

O Metodo Delariva

Módulo Infantil

Módulo Infantil do método abrange principalmente os três pilares básicos de qualquer arte marcial: A Humildade, o Respeito e a Disciplina.

Com divisão da turma em dois grupos (4 aos 6 anos completos e dos 7 aos 12 anos), apresentamos estes conceitos de forma lúdica, misturando os ensinamentos básicos de defesa pessoal com as diversas técnicas do Jiu Jitsu, sempre reforçando a que nunca sabemos o suficiente (humildade em reconhecer que o pleno conhecimento é intangível), que devemos respeitar tanto a quem nos ensina (nossos Professores, Mestres e nossos pais) como aos nossos adversários e companheiros de treinamento (sem os quais não conseguiremos nunca evoluir) além da necessidade de foco e atenção no que está sendo transmitido não só dentro do nosso Dojô como também em casa e e nas salas de aula.

O  Módulo Infantil propicia às crianças:

  • Aprendizado de Jiu Jitsu e Defesa Pessoal;
  • Desenvolvimento da disciplina e autocontrole;
  • Melhoria da qualidade de vida;
  • Melhora na aptidão física geral;
  • Aumento da coordenação e equilíbrio;
  • Desenvolvimento da agilidade e destreza;

Assim aumentamos nossas possibilidades em formar grandes pessoas para o mundo.

Dinâmica das aulas Kids

O Metodo Delariva

Módulo Feminino

A Escola Delariva possui um Módulo especial para mulheres que desejam não só aprender uma arte marcial mas também melhorar o seu condicionamento físico.

O Módulo Feminino tem dois os objetivos: proporcionar conhecimentos em  Defesa Pessoal e e proporcionar prática de uma luta que propõe exercícios intensos que garantem a boa forma e a manutenção da saúde: o Jiu Jitsu.

Porém, vale ressaltar que a instrução dada aos todos os alunos é de não reagir a não ser em último caso. A defesa pessoal só deve ocorrer quando se tem a plena certeza de que o agressor não está portando qualquer tipo de arma e que seja uma questão de sobrevivência. Nossa arte privilegia o equilíbrio e o sistema de alavancas do corpo humano não requerendo o uso da força.

Se defender
Atualmente, sabemos da importância da defesa pessoal, principalmente para as mulheres. Estar apta a se proteger de uma agressão, seja ela como for, pode ser muito útil. O Jiu-Jitsu é considerado, entre as modalidade de luta, a que tem as técnicas mais eficazes quando a luta vai para o chão. A modalidade propõe ótimas técnicas de defesa pessoal, baseando-se no princípio do mais fraco, através de alavancas, finalizar o mais forte.

As mulheres estão cada vez mais se interessando por lutas, e o Jiu Jitsu está entre elas. São dois os objetivos, um deles é a defesa pessoal e o outro é a prática de uma luta que propõe exercícios intensos e que garantem a boa forma e a manutenção da saúde.

Porém, vale ressaltar que a instrução dada aos alunos é de não reagir a assaltos. A defesa pessoal só deve ocorrer quando se tem a plena certeza de que o agressor não está portando qualquer tipo de arma e que seja uma questão de sobrevivência. A modalidade privilegia o equilíbrio e o sistema de alavancas do corpo humano não requerendo o uso da força.

Motivos para mulheres praticarem Jiu Jitsu

Se defender

Atualmente, sabemos da importância da defesa pessoal, principalmente para as mulheres. Estar apta a se proteger de uma agressão, seja ela como for, pode ser muito útil. O Jiu-Jitsu é considerado, entre as modalidade de luta, a que tem as técnicas mais eficazes quando a luta vai para o chão. A modalidade propõe ótimas técnicas de defesa pessoal, baseando-se no princípio do mais fraco, através de alavancas, finalizar o mais forte.

Livrar-se do estresse

O Jiu Jitsu é tão contagiante, bem diferente de outras atividades como musculação e ginástica, que faz com que seu praticante se “desestresse”. O objetivo de aprender seus golpes e vencer as lutas nas aulas, tal como alguns jogos, faz com que o aluno fortaleça a mente e o corpo. Um treino pode ser um grande aliado para manter a calma em dias onde nada parece dar certo.

Perda de peso

Por ser uma atividade intensa com variados movimentos proporciona à praticante manter a dieta e perder algumas calorias nas aulas que são bem dinâmicas. Uma hora de Jiu Jitsu pode chegar a gastar 1000 calorias, sendo um grande aliado para manter uma boa relação com a balança.

Fazer nova amizades

Como muitas outras atividades físicas, esta é uma modalidade de luta que proporciona interação entre os alunos. No Jiu Jitsu, por se tratar de uma luta agarrada, a relação entre praticantes é uma grande parte do esporte. Chegar no tatame após um dia estressante, é um ótimo ambiente para socializar e dormir um pouco mais feliz.

Garantir disposição e energia para o dia inteiro

A atividade requer uma vida regrada, com hábitos de vida saudáveis. Comer e dormir bem são essenciais para que a aluna renda nos treinos e isso contribui para uma maior energia e disposição no dia a dia. O Jiu Jitsu lifestyle vai muito além de dois ou três treinos por semana. Este estilo de vida inclui uma nova consciência em relação a saúde e bem estar. Para que possamos ter energia e disposição é importante estar atento aos 3 pilares para uma vida mais saudável.

Aumentar a Segurança Diante das Pessoas

A filosofia e os treinos com lutas de “olho no olho” contribuem para elevar a segurança. Assim, com a autoestima e autoconfiança desenvolvidos, fica mais fácil enfrentar os desafios do dia a dia. Estar confiante para tomar decisões ou transmitir ideias é um elemento chave para o sucesso na vida pessoal.

Melhorar as capacidades cardiovascular e respiratória

Você alguma vez já sentiu-se cansado ao subir escadas? Ou foi voltar a praticar exercícios e parece que ficou mais difícil? Devemos ter consistência para colher os frutos de uma vida mais saudável. A sua frequência respiratória é um ótimo termômetro para como esta o seu condicionamento físico. Por tratar-se de uma atividade física intensa, o Jiu Jitsu contribui para o condicionamento físico. Com o decorrer dos treinos, o esporte melhora também as condições cardiorrespiratórias da praticante.

Modelar e Definir o Corpo

O Jiu Jitsu é uma modalidade de luta que trabalha o corpo em geral. Ele define e modela pernas e braços, além de deixar o abdômen bem trabalhado. Esta é uma arte bem completa, ideal para quem quer ter um corpo equilibrado. Porém é importante lembrar que para evitar lesões dentro do esporte, excelentes aliados são os exercícios de fortalecimento muscular.

Melhorar a Coordenação Motora

Quer parar de esbarrar ou chutar o canto da porta? O Jiu Jitsu é para você! Com o aumento da consciência corporal, você começa e entender melhor as dimensões do seu corpo. Essa modalidade de luta proporciona à praticante o aprendizado de princípios que melhoram muito a coordenação motora da aluna.

Melhorar os Reflexos

Estar focado e atendo é necessário para praticar Jiu Jitsu. Como devemos agir mais rápido que o adversário, estar presente no momento faz a diferença na hora dos treinos e do dia a dia. Os reflexos são altamente intensificados nos praticantes de Jiu Jitsu, pois os movimentos requerem atenção e precisão.

Que tal vir fazer uma aula experimental e uma de nossas Unidades em Aveiro e mudar seus hábitos e filosofia de vida? A prática de artes marciais garante bons resultados e o melhor, você vai se manter e não abandonar o que é hoje muito importante para a saúde: a atividade física.

Pequena Aula de Defesa Pessoal

O Metodo Delariva

Regras de Conduta - Professor

A correta apresentação e conduta profissional dos nossos Professores é primordial para ser representante da Escola Delariva. Durante as aulas, e em qualquer postagem em redes sociais, é obrigatório que TODOS os Professores estejam vestidos com nosso Kimono Oficial e RashGuards Oficiais.

Desenvolvemos alguns padrões de procedimentos e postura para os Professores de nossas Escolas, que devem ser seguidos dentro e fora dos tatames.

Atenção, simpatia, percepção e empatia

Uma atitude simpática, como um sorriso, abre portas e estimula a todos que estão ao redor a fazerem o mesmo.  Devemos sempre ter simpatia com aqueles do nosso círculo social: alunos, professores, membros do staff, secretárias, recepcionistas, nossa família etc.

Um olhar direto à pessoa com quem estamos conversando já garante a segurança para receptação da mensagem correta. Sabemos que alguns são mais tímidos, que perdem o foco do olhar, olhando para os lados ou chão, demonstrando insegurança. Essa atitude deve ser evitada a todo custo, pois em nosso esporte a segurança é fundamental.

As dúvidas dos alunos, sejam elas de qualquer tipo (na técnica, nas regras, nas normas da academia, financeiras etc.), devem ser respondidas corretamente e com segurança. É claro que uma pergunta pode surgir e o Professor não ter a resposta, mas jamais diga “não sei”. Ao invés disso, deve-se explicar ao aluno que desconhece a informação que irá busca-la para respondê-la o quanto antes e, se possível, dando um prazo.

Os alunos de outras academias e/ou países deverão ser muito bem recebidos em qualquer Escola Afiliada Delariva. Deverão sentir-se como um membro de nossa Escola, estando a vontade para retornar quando desejar. Lembre-se que também temos muito o que aprender com outras escolas e vertentes do Jiu-Jitsu. O intercâmbio de conhecimento ajuda a aprimorar todos os aspectos do jiu-jitsu.

Outra qualidade fundamental para nossos professores é a percepção. É fundamental para uma boa execução do plano de aula perceber a reação dos alunos durante o dia a dia. Isso pode ser útil em várias situações, como:

  • Transparecer segurança, demonstrando conhecimento das técnicas, produtos e ambiente de trabalho
  • Proporcionar uma boa primeira impressão e aumentar a possibilidade de realizar um bom atendimento
  • Compreender melhor uma situação, uma dificuldade, um risco por pequenos elementos, apenas percebendo o que o aluno deseja e ajuda-lo
O Metodo Delariva

Regras de Conduta - Aluno

AO CHEGAR
  • Ao entrar na Escola identifique-se através de seu chaveiro de acesso, cartão de identificação ou através de documento:
CONDUTA NO DIA A DIA
  • Respeite o horário das aulas. Caso esteja atrasado, aguarde a autorização do professor para entrar ou aguarde pela próxima aula de modo a não atrapalhar a dinâmica da aula em curso, respeitando o Professor e, principalmente, os seus colegas;
  • O Professor é a autoridade máxima dentro da aula. Ao entrar dirija-se primeiro a ele;
  • Caso necessite de sair para beber água, ou por qualquer outro motivo, avise ao Professor responsável para solicitar autorização;
  • Embora não seja necessário, tenha o costume de cumprimentar a todos ao entrar, com o cuidado de não atrapalhar a dinâmica da atividade em curso, no caso de estar atrasado;
  • Não converse durante as explicações do Professor à turma, principalmente no momento das instruções da técnica. Além de perder conteúdo técnico importante, atrapalha os colegas e desrespeita o Professor;
  • Procure prestar atenção às dúvidas dos seus colegas pois podem ser suas também, e não hesite em procurar o Professor para esclarecer qualquer uma delas sempre que necessário;
  • Não dê instruções a outros colegas durante o treino, salvo em casos de perigo de acidente ou lesão. Caso perceba alguém executando qualquer técnica que julgue estar errada, ou tenha alguma sugestão a fazer, faça-a após o treino, com a permissão do Professor e em particular;
  • Modere o seu tom de voz durante a aula. A prática de artes marciais exige concentração;
  • Evite o uso de palavrões e de termos ofensivos na nossa escola. Este é um local onde o respeito deve predominar;
UNIFORME / VESTIMENTA / FATO
  • A troca de roupa deve ser feita somente no vestiário;
  • A responsabilidade de manter os seus fatos de treinos limpos é toda sua.>/li>
  • Mantenha sempre todos os artigos limpos, higienizados e bem acondicionados;
  • Para sua segurança e dos seus colegas é expressamente proibido o uso de alianças, anéis, brincos, piercings, relógios, pulseiras ou quaisquer outros artigos que possam oferecer riscos;
  • O uso do uniforme / fato de treino OFICIAL DA ESCOLA DELARIVA é obrigatório para realizar nossas aulas. Pergunte ao seu Professor sobre como adquiri-los;
HIGIENE PESSOAL & CUIDADOS
  • As artes marciais exigem constante contato corporal, por isso é indispensável que todos mantenham a sua higiene pessoal em dia;
  • Pessoas com cabelos longos devem mantê-los presos.
  • É obrigatório que atletas do sexo feminino usem t-shirt de algodão ou lycra por baixo do kimono;
  • É permitido o uso de protetores bucais. De preferencia aos moldados por Dentistas;
  • É expressamente proibido andar descalço fora das áreas das aulas.
Download do Guia de Conduta
O Método Delariva

Nosso Professor

Professor Ítalo Murrumba

Faixa Preta 4º Grau

Italo José Marques Alves, conhecido no meio do Jiu Jitsu simplesmente como Murrumba, é Faixa Preta 4º Grau, Treinador Grau I e é o Professor responsável pelas Escolas Delariva em Aveiro e Viseu.  E hoje é um dos responsáveis pelo escritório Delariva CO. Europa.

Começou no Jiu Jitsu aos 10 anos de idade na academia Reylson Gracie (Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro) aonde foi até a faixa amarela. Após uma longa pausa retornou a prática do esporte em 1993, após ter encontrado casualmente na praia de Ipanema seu antigo professor na Reylson Gracie, o Mestre Paulo Maurício Strauch, que o estimulou a voltar aos tatames.

Então em março de 1994 começou na Escola Delariva (ainda com sede na Cláudio Lisboa – Copacabana, Rio de Janeiro), como faixa branca, quando começou a ter aulas diretamente com nosso GM Ricardo de la Riva, com quem sempre treinou. 

Em 2003 conquistou a Faixa Preta diretamente das mãos do GM de la Riva e nunca mais parou de treinar, tendo conquistado o 1º Grau em 2006, o 2º Grau em 2009, o 3º Grau em 2012 e o 4º Grau em dezembro de 2017.

A partir de 2012 passou a ajudar ao Mestre de la Riva como Professor assistente em nossa sede em Copacabana tanto na turma de adultos como na turma kids. Foi a partir daí que começou a desenvolver seu lado de Professor e líder tendo sempre a orientação e ensinamento direto não só do Mestre de la Riva como de outros grandes nomes de nossa Escola.

Em 2015 passou a fazer parte da Delariva Co., empresa que toda a Escola Delariva, suas Escolas Afiliadas pelo mundo e seus Professores.

Em Novembro de 2017 chegou em Viseu para sua primeira tentativa de  implantação do escritório Delariva CO. Europa mas teve que retornar ao Brasil por motivos particulares.

Em Novembro de 2018  chega em definitivo a Portugal para assumir interinamente o Jiu Jitsu do Clube de Artes Marciais CoimbraMMA, em Coimbra, enquanto o Professor Rafinha Silveira resolvia pendências particulares.

E em Fevereiro de 2019 inicia sua história na Escola Delariva Aveiro, no Ginásio KnockOut Power Center – Aveiro, aonde leciona aulas de Jiu Jitsu no mais alto nível de eficiência e valorizando os aspectos da humildade, respeito e disciplina, o #DNADELARIVA.

Peça informações

CROSSFIT URBAN WOLVES

Instagram

Clientes

Delariva CO. 293596549
Rua José Luciano de Castro, 163 - 1C
Esgueira - CEP 3900-207
Aveiro - Portugal
contacto@delarivaaveiro.pt

© Todos os Direitos Reservados - Escola Delariva Aveiro - Delariva CO -2020/2021

Options